quinta-feira, 21 de maio de 2009

«Chip» de matriculas

O muito polémico «chip» de matrícula será obrigatório a partir do próximo ano e gratuito para quem já possua identificador Via Verde.
O governo publicou ontem, diversos decretos-lei relativos ao DEM (dispositivo electrónico de matrículas) e ao SIEV – Sistema de Identificação Electrónica de Veículos, vulgarmente conhecidos por «chip» de matrícula, mas que, ao contrário do que foi inicialmente anunciado, apenas deverão entrar em vigor no inicio do próximo ano.
Ficou também a saber-se que todos os identificadores associados ao sistema Via Verde poderão ser convertidos, a título gratuito, em dispositivos electrónicos de matrícula.
A lei determina também que a instalação do dispositivo electrónico de matrícula é obrigatória para todos os veículos automóveis, reboques e motociclos, bem como para os triciclos que podem circular em auto-estradas.
A entrada em vigor do sistema e especificações técnicas está agora dependente da publicação de uma portaria regulamentar - sem data prevista. Só depois se poderá iniciar o fabrico e a distribuição do dispositivo. A partir daí, os automobilistas terão seis meses para a aquisição gratuita do dispositivo e quem já tem via verde também poderá autorizar a sua integração, sem qualquer encargo.
A partir daí, o sistema passa a ser pago, não havendo qualquer preço indicativo e os portageiros deverão começar a desaparecer progressivamente.
Para os que não possuírem o DEM - Dispositivo Electrónico de Matrículas – arriscam-se a uma multa, que pode ir dos 120 aos 600 euros.
O governo quer mesmo acabar com as vendas dos automoveis...
Não acham?
rs

3 comentários:

  1. Esperemos que também acabe com o "carjacking"!

    ResponderEliminar
  2. Todas as respostas sobre os 'chips' para as matrículas

    O 'chip' vai ser gratuito durante seis meses e depois custará dez euros.

    Conheça como funciona, quanto custa, onde adquirir, quando entra em vigor e quais as multas.
    O 'chip ' da polémica, afinal, não vai ser um ' chip ', mas sim um pequeno aparelho que se coloca no pára-brisas do carro. Surpreso? É natural. É que a polémica acerca do novo instrumento de pagamento de portagens, agora criado pelo Governo, tem deixado muita informação prática por explicar. Para dar uma primeira ajuda, e ficar a saber tudo sobre o ' chip ' - que não o é - o Diário Económico enviou várias questões práticas ao Ministério das Obras Públicas. Aqui ficam todas as respostas.

    1. QUEM VAI TER DE USAR O ' CHIP '?
    Todos os proprietários de veículos automóveis, reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas têm que instalar o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) nos respectivos carros.

    2. QUANTO VAIS CUSTAR?
    O DEM vai ser gratuito nos primeiros seis meses (o prazo conta a partir da entrada em vigor da Portaria, daqui a dois meses, mais ou menos). Depois, o preço irá de dez a 15 euros.

    3. QUANDO ENTRA EM FUNCIONAMENTO?
    Entra em funcionamento após a publicação da Portaria Regulamentar. Na prática, é dado um ano para a adaptação de todos os carros, sendo que só nos primeiros seis meses o dispositivo será gratuito.

    4. QUEM O INSTALARÁ NOS CARROS?
    Os proprietários ou respectivos titulares, no caso dos carros em circulação (à semelhança do que acontece com a Via Verde). No caso de carros novos, a responsabilidade é dos representantes oficiais das marcas (quer isto dizer que um carro novo já traz o DEM).

    5. QUE PENALIZAÇÕES ESTÃO PREVISTAS NA LEI?
    A não existência do DEM na viatura, a partir do momento em que se torne obrigatório (um ano após a entrada em vigor da Portaria Regulamentar), equivale para efeitos do Código da Estrada à ausência da chapa de matrícula - com multas de 600 a 3000 euros.

    6. COMO FUNCIONA? É COMO A VIA VERDE?
    O DEM é um identificador electrónico que adopta um formato e uma tecnologia em tudo semelhantes ao conhecido identificador Via Verde. Os princípios de funcionamento são em tudo semelhantes aos princípios de cobrança electrónica através da Via Verde, mas adoptando um conjunto de regras suplementares que garantem o anonimato do utente, se este assim o entender.

    7. SERVE NAS PORTAGENS NORMAIS?
    Sim. Com este dispositivo poderão pagar-se todas as portagens, recorrendo à via reservada à cobrança electrónica.

    8. QUEM FISCALIZARÁ A UTILIZAÇÃO?
    As autoridades policiais fiscalizarão, nos termos do Código da Estrada, a instalação do aparelho nos carros. Nas inspecções periódicas, os Centros de Inspecção Técnica de Veículos controlarão o funcionamento técnico do aparelho.

    9. QUEM VAI FAZER O ' CHIP '?
    Os DEM serão produzidos pelas entidades que já fazem os dispositivos da Via Verde e similares. Não está excluída a possibilidade de produção nacional do DEM.

    10. E QUEM, E ONDE, SE COMERCIALIZA?
    Será distribuído pelas entidades de cobrança de portagem (tipo Via Verde) e pelos CTT no caso dos carros em circulação. No caso de automóveis novos serão os representantes oficiais das marcas a adquiri-los.

    11. OS QUE JÁ TÊM VIA VERDE TAMBÉM SÃO OBRIGADOS A INSTALAR UM ' CHIP '?
    Se o titular do contrato Via Verde não se opuser, o seu identificador será convertido automaticamente em dispositivo electrónico de matrícula.

    12. AS AUTO-ESTRADAS DEIXAM DE TER PORTAGEIROS?
    As auto-estradas continuarão a ter portageiros como até aqui.

    ResponderEliminar
  3. Acho ainda pouca matéria esclarecedora pela parte das entidades governamentais, onde os proprietários se devem dirigir e um prazo muito curto para a aquisição dos respectivos aparelhos

    ResponderEliminar