quinta-feira, 28 de maio de 2009

Hoje quero mandar um abraço forte a todos os palhaços...

Chegou o momento de tirar verdadeiramente o chapéu a quem nos faz rir de forma espontânea, diria mesmo que se nasce com o dom de palhaço.

Para mim, e com certeza para a maioria dos que apreciam, um dos melhores palhaços de sempre chamou-se CHARLIE CHAPLIN, acredito que pela sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972). E ele era só um simples palhaço…

Um palhaço é um olhar, um mover do corpo, um gesto, no fundo, uma simples expressão que nem todos têm o privilégio de conseguir… A pena que tenho é que todos pensam que palhaço é um ser coitado, “estéril”, alguém de quem sentimos pena e nunca admiração…

È certo que temos cada vez mais uma nova fornada de palhaços. São todos aqueles que aparecem nas televisões a dizerem os seus disparates e claro que o resultado é mesmo a malta se rir…

Mas definitivamente, não é desses que falo, mas sim dos que nos fazem rir por estarem calados, isso sim é arte…

O meu muito obrigado a todo(a)s os palhaços

Aqui fica a minha sincera admiração…

rb

1 comentário:

  1. Charles Chaplin foi, de facto, singular na sua arte. É também um dos meus preferidos. Por isso deixo aqui algumas das suas citações famosas. E uma curiosidade: sabia que Chaplin tinha os olhos bem azuis! O traço preto da maquilagem que envolvia os seus olhos impedia de ver esse pormenor.

    “Eu continuo a ser uma coisa só, apenas uma coisa - um palhaço, o que me coloca em nível bem mais alto que o de qualquer político.”

    “Creio que não se pode fazer nada de grande na vida se não se fizer representar o personagem que existe dentro de cada um de nós.”

    “Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”

    “O humorismo alivia-nos das vicissitudes da vida, activando o nosso senso de proporção e revelando-nos que a seriedade exagerada tende ao absurdo.“

    ResponderEliminar