segunda-feira, 15 de junho de 2009

Questão curiosa...


Se a população da Terra fosse reduzida à dimensão de uma pequena aldeia de 100 pessoas, poderia observar-se a seguinte distribuição:
57 Asiáticos, 21 Europeus, 14 Americanos (norte e sul), 08 Africanos,
52 mulheres, 48 homens,
70 pessoas de cor, 30 caucasianos,
89 heterossexuais, 11 homossexuais,
06 pessoas seriam donas de 59% de toda a riqueza e todos eles seriam dos Estados Unidos da América,
80 pessoas viveriam em más condições, 70 não teriam recebido qualquer instrução escolar, 50 passariam fome,
01 morreria, 02 nasceriam,
01 teria um computador, 01 (apenas um) teria instrução escolar superior.
Quando olhas para o mundo nessa perspectiva, consegues perceber a real necessidade de solidariedade, compreensão e educação?
Pensa também no seguinte?:
Esta manhã, se acordares com saúde, então és mais feliz do que 1 milhão de pessoas que não vão sobreviver até ao final da próxima semana. Se nunca sofreres os efeitos da guerra, a solidão de uma cela, a agonia da tortura, ou fome, então és mais feliz do que outros 500 milhões de pessoas do mundo. Se podes entrar numa igreja (ou Mesquita) sem medo de seres preso ou morto, és mais feliz do que outros 3 milhões de pessoas do mundo. Se tens comida no frigorífico, tens sapatos e roupa, tens uma cama e tecto, és mais rico do que 75% das outras pessoas do mundo.Se tens uma conta bancária, dinheiro na carteira e algumas moedas num mealheiro, pertences ao pequeno grupo de 8% de pessoas do mundo que estão bem na vida. Se estás a ler esta mensagem, és duplamente abençoado, pois:
1. Não fazes parte do grupo de 200 milhões de pessoas que não sabem ler.
2. Tens um computador!
Dá que pensar, não!!!!


rb

2 comentários:

  1. xiça,como o mundo vai...
    mas ainda assim preferia k so houvesse mesmo 100 pessoas na terra...em vez de milhoes falaria-mos apenas de dezenas

    abraço

    ResponderEliminar
  2. O problema não está na redução da população, mas nos valores que regem o nosso planeta. Ou melhor, na ausência de valores! Mas este texto simplifica essa realidade e faz-nos pensar!
    Está claro que a globalização, as mudanças climáticas, os paradigmas económicos e financeiros existentes colocam-nos grandes questões e dúvidas quanto ao futuro das nossas vidas. Esta é uma ocasião única para que a solidariedade, a cooperação surgem de forma a serem criados novos paradigmas de vida, de forma a que o desenvolvimento sustentável de cada "aldeia" seja uma realidade e que a qualidade de vida não vire ficcção!
    Pergunto eu: Onde estão as respostas da Comunidade Europeia? do mundo?

    ResponderEliminar